segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O que vem por aí

 

   Os testes em Jerez puderam dar uma amostra de como estão chegando os carros para a campeonato que começa em 16 de março, na Austrália. Sempre lembrando que treino é treino, jogo é jogo. As máquinas puderam mostrar seus novos desenhos, cores e bicos.

   As mudanças no regulamento são várias e significantes. Isso quer dizer que a hierarquia do ano passado pode ser facilmente alterada em 2014. Os motores agora são turbinados e se chamam "unidades de potência". Os freios são eletrônicos. Os bicos mais baixos. As asas traseiras menores. Enfim! Com certeza teremos surpresas.

    A primeira equipe a sofrer com o novo regulamento foi a campeoníssima Red Bull. As unidades de potência -- frescura isso. Vou continuar chamando de motores-- da Renault sofreram com aquecimento e deixaram a equipe de Vettel na mão. Por outro lado, as motores Mercedes foram os mais confiáveis na pista espanhola. Sorte de McLaren, Williams e da própria Mercedes.

   Equipe por equipe, vamos fazer um apanhado dos que pode se ver. E vai começar o baile!

   Red Bull: Vettel e Ricciardo não tem muitos motivos para comemorar o resultado dos testes. O carro ficou mais parado nos boxes do que rodando na pista. Culpa dos problemas de arrefecimento do motor. Até uma gambiarra foi feita na carenagem para aumentar o fluxo de ar. Adrian Newey terá muito trabalho pela frente.

   Mercedes: O novo conjunto se mostrou rápido e confiável. Hamilton e Rosberg estavam leves e relaxados com a apresentação das Flechas de Prata. Já há rumores que Rosberg seria o favorito ao campeonato. O problema é que a Mercedes também foi a sensação do início da temporada de 2013, mas foi perdendo fôlego durante o ano.

   McLaren: O "anus horribilis" de 2013 ficou para trás rapidinho. Os ingleses foram os mais rápidos dos testes, com o novato Magnussen. Sabemos que seria muito difícil a McLaren realizar uma temporada pior que a passada, mas a virada foi surpreendente. Button colocou as barbas de molho com o desempenho do franguinho dinamarquês.

   Sauber: Sem grandes destaques durante es testes, será difícil para a equipe se recuperar da falta de Nico Hulkemberg. Chegou Adrian Sutil, que é um bom piloto, mas bem inferior ao incrível Hulk. Gutierrez é fraco, mas garante um bom patrocínio mexicano. Até porque, se fosse bom não estaria na Sauber.

   Ferrari: Com a dupla de pilotos mais explosiva da temporada, o desempenho em Jerez não foi dos piores. Kimi e Alonso rodaram bastante e o carro se mostrou confiável, mas não tão rápido quanto os de motor Mercedes. Estamos aceitando apostas de quando será a primeira briga entre o finlandês e o espanhol.

   Williams: A equipe reformulou toda sua parte técnica. Novos engenheiros vieram da Lotus. Pat Symonds -- ex-Renault -- também reforçou o time. Massa chegou com status de primeiro piloto e assalariado. Tudo isso pode significar o fim de uma época negra da equipe inglesa. Aposto muitas fichas como os resultados serão bem melhores que os de 2013.

   Lotus: Não treinou em Jerez. Não é segredo para ninguém que o time pretoedourado está numa pindaíba das grandes. Kimi e Valsecchi já gritaram que não receberam os salários no ano passado. As dívidas se acumularam e os cobradores estão batendo na porta. Só falta meter no Serasa. O pior é que, com Maldonado e Grosjean nos volantes, a tendência é que a conta da funilaria aumente muito.

   Marussia: Chegou tarde nos treinos (Perdeu o trem?). Rodou somente um dia e não mostrou grande coisa. Vai continuar dependendo da qualidade de Jules Bianchi, mas o francês não faz milagre.

   Caterham: Essa sim apareceu bastante. Seu novo bico é medonho e as fotos circularam o mundo. Ainda mais tendo em seu cockpit a lenda Kobayashi. O japonês retornou à F1, agora na parte de trás do grid. Emoção à vista. Torcerei pela Caterham somente por ter trazido Koba de volta.

  Toro Rosso: Estava até esquecendo deles. A filial da Red Bull está um pouco melhor que no ano passado. Provavelmente estará com mais frequência na zona de pontos.

 


 

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